Tem, ou vai ter, uma cadela a amamentar? Já ouviu falar de Eclampsia?

21-08-2013 12:15

O QUE É?

A eclâmpsia (também chamada de tetania puerperal ou "febre do leite"), é uma patologia que se desenvolve na cadela/gata após a perda acentuada de cálcio no leite durante o período de amamentação.

É uma condição rara em gatas, mas frequentemente observada em cadelas de raças pequenas e em cadelas com grandes ninhadas. Pode ocorrer em qualquer momento após o parto (ou raramente durante a gravidez), no entanto é mais comum entre 2 a 4 semanas de lactação.

Trata-se de uma patologia com carater de urgência, pois pode provocar a morte da progenitora se não for tratada atempadamente.

QUAIS OS SINAIS CLÍNICOS?

Os sinais são, em regra geral, de início súbito e  podem variar consoante a gravidade.Na maioria das vezes, há envolvimento muscular. Os músculos, contraem-se violentamente, causando espasmos por todo o corpo e febre. Quando esta contração involuntária afeta os pulmões o animal passa a respirar de boca aberta, com uma respiração superficial e ofegante. A dificuldade respiratória conduz a uma dilatação pupilar e olhos fixos. Os membros "enrigessem", o animal evidencía dificuldades em andar e deita-se. Se esta condição persistir por muito tempo sem ser devidamente tratada, o animal poderá morrer.

Em suma, os sinais evidenciados pelas cadelas afetadas por esta patologia são:

  • respiração ofegante e acelerada
  • tremores e espasmos
  • fraqueza e incoordenação
  • temperatura aumentada
  • convulsões
  • morte

COMO SE PREVINE?

A prevenção desta patologia passa por alimentar a cadela durante a gestação e lactação com uma boa ração para cachorros e por evitar o cruzamento das cadelas que desenvolvem este problema (aconselha-se a castração).